SÃO CARLOS INICIA SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA DE MAPEAMENTO “TESTAR PARA CUIDAR” PARA IDENTIFICAR A PREVALÊNCIA DA COVID-19

SÃO CARLOS INICIA SEGUNDA ETAPA DO PROGRAMA DE MAPEAMENTO “TESTAR PARA CUIDAR” PARA IDENTIFICAR A PREVALÊNCIA DA COVID-19

23 de junho de 2020 Off

Visitas domiciliares acontecem a partir desta terça-feira (23) e seguem até sexta-feira (26). Coleta de dados e exame de sangue acontecem sábado (27) e domingo (28) em 16 pontos da cidade.

A Santa Casa, Prefeitura de São Carlos, Statsol, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Hospital Universitário (HU-UFSCar) e Unimed São Carlos começam nesta terça-feira, 23 de junho, a segunda etapa do “TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19”, uma pesquisa por amostragem que visa identificar a prevalência da doença COVID-19 no município.

Nessa segunda etapa, 1.400 pessoas vão receber as visitas de terça-feira (23/06) a sexta-feira (26/06), das 8h às 17h. Alunos do curso de Medicina e de outras áreas da saúde da UFSCar e de outras instituições de ensino, integrantes ou não da ação “Brasil Conta Comigo”, juntamente com profissionais voluntários da área da saúde do HU-UFSCar e Santa Casa, farão a visita aos domicílios e entregarão uma senha com agendamento para a coleta de exame de sangue em um local próximo da residência dos moradores selecionados.

Importante frisar que todos os profissionais envolvidos no levantamento usarão os equipamentos de proteção individual necessários. Além disso, todos estarão devidamente identificados com uniformes e crachás e serão acompanhados pela Guarda Municipal.

A coleta do exame de sangue será realizada no sábado (27/06) e domingo (28/06), com a participação da equipe da Unimed São Carlos e outros profissionais da saúde, em 14 pontos espalhados pelo município: escolas municipais, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Casa das Voluntárias da Santa Casa, Vigilância Epidemiológica e Parque do Kartódromo. A Diocese de São Carlos também está dando apoio ao “Testar para Cuidar” e disponibilizou salões paroquiais de 5 igrejas para que o levantamento fosse feito (Paróquia Nossa Senhora Perpétuo Socorro, Paróquia Santa Edwiges, Paróquia de Santa Rita de Cássia, Paróquia São João Batista e Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe).

Depois da coleta, as amostras serão encaminhadas ao Departamento de Morfologia e Patologia da UFSCar, onde serão feitos os testes sorológicos do tipo Elisa, que vão identificar se a pessoa já teve ou não o Coronavírus.

Os exames estão sendo adquiridos pela Prefeitura, por meio do Pregão Eletrônico nº 036/20, com recursos de fonte 05 (Federal) para combate ao COVID-19. O Pregão está na fase de análise de documentação. “A homologação deve sair ainda nessa semana e a empresa terá até 10 dias para fazer a entrega. Mesmo com prazos otimizados, devido ao decreto de calamidade pública, temos que respeitar alguns trâmites. Mas a nossa expectativa é de que os exames sejam entregues no laboratório da UFSCar até a semana que vem”, explica o presidente do Comitê de Emergência e Combate ao Coronavírus de São Carlos e secretário de Comunicação, Mateus de Aquino.

O “TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19” consiste em visitar, entrevistar e realizar exames em 5.600 pessoas selecionadas pelos pesquisadores para participarem do levantamento. Este será o maior mapeamento de COVID-19 do Brasil em número de entrevistas por habitante e o mais preciso devido ao uso dos testes sorológicos tipo Elisa. A metodologia da pesquisa, o cálculo das amostras, bem como a seleção das residências foram elaborados pela Statsol, Consultoria Estatística e Pesquisa de Mercado, sob a coordenação do Prof. Dr. Jorge Oishi.

Segundo ele, além de mapear como e onde estão concentrados os casos de COVID-19, a ideia é identificar com que velocidade a doença está se propagando. “Todas as estatísticas que temos até agora foram feitas com base nos atendimentos nas unidades de saúde. Mas sabemos que a imensa maioria dos infectados não procurou por atendimento e continua disseminando a doença. Com o Mapeamento COVID-19, nós vamos entrevistar os moradores em 4 etapas, com intervalo de 15 dias entre uma etapa e outra. Com isso, vamos conseguir mensurar com que velocidade o número de casos está aumentando”, explica o professor.

O “TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19” ainda conta com a colaboração do São Francisco, Clara Resorts, Dr. Tips e Centro de Diagnóstico e Pesquisa em Biologia Molecular Ivo Ricci.

Serviço:

TESTAR PARA CUIDAR – PROGRAMA DE MAPEAMENTO DA COVID-19

Visita domiciliar

Terça-feira (23/06) a Sexta-feira (26/06)

Horário: 8h às 17h

Coleta do exame de sangue

Sábado (27/06) e Domingo (28/06)

Horário: 8h às 17h

Siga e compartilhe: