COMITÊ EMERGENCIAL DE COMBATE AO CORONAVÍRUS SE REÚNE PARA DISCUTIR NOVAS MEDIDAS CONTRA A ÔMICRON

COMITÊ EMERGENCIAL DE COMBATE AO CORONAVÍRUS SE REÚNE PARA DISCUTIR NOVAS MEDIDAS CONTRA A ÔMICRON

13 de janeiro de 2022 Off

O Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus de São Carlos se reuniu na manhã desta quinta-feira (13/01/22) para discutir novas medidas relativas a COVID-19. Desde o início de janeiro o município voltou a registrar muitos casos positivos da doença e a presença da variante Ômicron na cidade. Na reunião foram discutidos pedidos de realização de eventos, outras ações na área de saúde como a abertura de novos locais para atendimento e testagens, além do retorno da Fiscalização.

Quanto ao carnaval, ficou decidido o cancelamento da festa em locais públicos de São Carlos para evitar aglomerações. A Prefeitura, por meio do Centro de Artes e Cultura (CEMAC), vai analisar a possibilidade de organizar eventos virtuais com apresentações musicais.

“O Comitê Científico do Estado de SP estabeleceu que organizadores de eventos, especialmente os musicais e esportivos, devem reforçar as medidas preventivas para evitar a disseminação da doença e estabeleceu capacidade de 70%. Todos devem disponibilizar álcool em gel de modo geral e exigir o uso de máscaras dos participantes. A recomendação ainda prevê que os organizadores exijam do público a apresentação de comprovante de esquema vacinal completo (com as duas doses da vacina ou uma do imunizante de dose única). Como seguimos as determinações do Governo do Estado, vamos orientar e fiscalizar para que todos cumpram o estabelecido. Vamos analisar semanalmente os eventos e redimensionar a forma de fiscalização. Mas lembramos que apesar da mudança de cenário, as regras sanitárias continuam obrigatórias em todos os setores como o uso de máscaras, distanciamento social e não aglomeração”, ressaltou Samir Gardini, secretário de Segurança Pública.

Já o cronograma de retorno às aulas deve ser mantido. Neste momento a Secretaria de Educação apenas cancelou o plantão de férias dos CEMEIS (Centros Municipais de Educação Infantil) e do Projeto Férias das EMEBS (Escolas Municipais de Educação Básica) da rede municipal de ensino, o que aconteceria já a partir do próximo dia 17 de janeiro.

A Prefeitura de São Carlos também permanecerá exigindo a comprovação da vacinação contra a COVID-19 para todos os servidores públicos.

“A recomendação do Comitê é de que a Prefeitura não deve investir recursos públicos para a realização de eventos neste momento, redirecionando e priorizando ações na área da saúde. Governar é eleger prioridades e é isso que a administração do prefeito Airton Garcia já vem fazendo. O momento exige razoabilidade nas ações”, disse o coordenador do Comitê Emergencial de Combate ao Coronavírus e secretário de Planejamento e Gestão, Luiz Antônio Panone, lembrando que as recomendações do Comitê Emergencial são pautadas nas orientações do Comitê Técnico.

SAÚDE – O secretário de Saúde, Marcos Palermo, garantiu a abertura de mais duas unidades para síndrome gripal e testagem, além do Ginásio Milton Olaio Filho. Uma unidade será montada no bairro Cidade Aracy, no Centro da Juventude, e outra no bairro Santa Felícia, na parte externa da UPA. Os dois locais vão realizar o atendimento exclusivo de casos de síndrome gripal e testagem. “Estamos providenciando profissionais da área médica e administrativa para que possamos dar início a esse atendimento descentralizado até o final da próxima semana. Neste momento a Secretaria de Saúde mantém o Centro de Triagem e Testagem no Ginásio Milton Olaio Filho funcionando 24h, inclusive aos finais de semana. Aproximadamente mil pessoas estão sendo atendidas diariamente no local”.

Palermo disse, ainda, que também serão abertos mais postos de vacinação. “Estamos analisando a abertura de mais locais para vacinação. Minha equipe analisa em que regiões da cidade devemos fazer essa ampliação”, finalizou o secretário, afirmando que os novos postos também devem entrar em funcionamento durante a próxima semana.

Também participaram da reunião do Comitê o presidente da Câmara Municipal, vereador Roselei Françoso, o presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, Lucão Fernandes, os secretários de Gestão de Pessoas, Helena Antunes, de Comunicação, Mateus de Aquino e Cidadania e Assistência Social, Vanessa Soriano, o diretor de Fiscalização, Rodolfo Penela, a diretora do Procon, Juliana Cortes, o subcomandante da Guarda Municipal, Célio Ramos de Godoi e o capitão Gonçalves da Polícia Militar.

Siga e compartilhe: