CARTA ABERTA DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE E REPRESENTANTES DAS ENTIDADES QUE FAZEM PARTE DO COMITÊ EMERGENCIAL DE COMBATE AO CORONAVÍRUS DA PREFEITURA DE SÃO CARLOS

Chegamos a um ponto, em que precisamos da ajuda de todos para que consigamos cuidar de todos!
Em nossa rotina, como profissionais de saúde, costumamos viver um equilíbrio entre os que nascem e os que morrem, os que adoecem e os que se curam, entre a esperança e o medo.
Em 2020, fomos surpreendidos com o desequilíbrio, já que as perdas se tornaram constantes.
Perda não só de pacientes, mas no direito de ir e vir, na oportunidade de dar um abraço, de comemorar uma data importante, de fazer uma viagem, de uma simples reunião com os amigos.
E cada perda nossa de cada dia, dessa vez também foi e continua sendo compartilhada com toda a sociedade.
Em São Carlos, porém, o esforço feito para superar a falta de liberdade veio durante todos esses meses garantindo mais força.
São Carlos foi uma das primeiras cidades a decretar as medidas de isolamento. Investimos em testagem e em estrutura hospitalar robusta o que garantiu que até hoje ninguém ficasse sem atendimento digno ou leito para ser tratado.
Mais de 80 vidas perdidas até agora foram contabilizadas não só como um número, mas como uma verdadeira derrota.
Essa batalha por cada doente fez também com que tivéssemos a menor taxa de mortalidade do Estado de São Paulo.
Depois de tanto tempo, todos estamos cansados. A falta de perspectiva da retomada da liberdade vem fazendo com que muitos desistam.
Assistimos, nas festas de final de ano, as pessoas deixando de lado todo o aprendizado conquistado até aqui e, como consequência, hoje vemos os leitos para pacientes com COVID-19 se tornando escassos.
Nosso medo é que a situação crítica de outras cidades chegue até nós e, enfim, não tenhamos como e nem onde cuidar de todos.
Essa carta aberta não tem a intenção de ensinar ou impor mais nada, pois a importância das máscaras, do distanciamento e do uso do álcool gel, todos já aprenderam.
Essa carta tem a intenção de apelar para que busquemos a paciência e a resiliência. Em uma pandemia, cada pessoa é responsável pela sua saúde e pela dos outros também.
As autoridades precisam cumprir seu papel de gestão, orientação técnica e fiscalização. Cada atitude (boa ou má) tem consequências coletivas. Precisamos da ajuda de todos para que consigamos cuidar de todos!
E vale um alerta! Mesmo com a vacinação nos próximos dias, ela não vai resolver o problema do dia pra noite. Por isso, os comportamentos básicos de cada um de nós, como o uso de máscaras e o distanciamento, ainda devem ser respeitados!

1. Sigrid De Sousa dos Santos – Médica infectologista E Docente do Departamento de Medicina da UFSCar.
  2. Maria Fernanda Cereda – Supervisora da Vigilância Sanitária e Representante da Secretaria Municipal de  Saúde – Prefeitura Municipal de São Carlos
  3. Katia Regina Spiller – Supervisora da Vigilância Epidemiológica, Representante Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de São Carlos
  4. Crislaine Ap Antonio Mestre -Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde e Representante da Secretaria Municipal de Saúde – Prefeitura Municipal de São Carlos
  5. Ludmilla Alexandra Araujo Lewinsohn médica pediatra do Hospital Universitário da UFSCar (HU-UFSCar)